Call for Papers DH2014 – Portuguese
Digital Humanities 2014 (“Digital Cultural Empowerment”) – Call For Papers
Alliance of Digital Humanities Organizations
Sediado na Université de Lausanne (UNIL) e Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL); De 8 a 11 de Julho de 2014; http://dh2014.org; @DH2014Lausanne
Entrega de Artigo/Poster/Painel: até às 23:59 GMT, do dia 1º de novembro de 2013 (sexta-feira).
Entrega de proposta de Workshop: até às 23:59 GMT, do dia 21 de fevereiro de 2014 (sexta-feira).
Call For Papers
- I. Informações Gerais
A Alliance of Digital Humanities Organizations (ADHO) convida para o envio de resumo para sua conferência anual, sobre qualquer aspecto da Digital Humanities. Isso inclui, mas não limitado a:
- Pesquisas em humanidades facilitada por mídia digital, mineração de dados, estudos de software, ou design e estruturação de informação.
- Aplicativos de computador nas áreas de literatura, lingüística, história e estudos culturais, incluindo literatura eletrônica, humanidades públicas, e aspectos interdisciplinares da pesquisa acadêmica moderna.
- Artes digitais, arquitetura, música, cinema, artes cênicas, novas mídias, jogos digitais, e áreas relacionadas.
- Criação e curadoria de recursos da humanidades digitais.
- Aspectos sociais, institucionais, globais, multilinguais, e multiculturais das humanidades digitais.
- E o papel das humanidades digitais na pedagogia e no currículo acadêmico.
Nós damos boas-vindas particularmente ao envio de trabalhos interdisciplinares e novos desenvolvimento na área, e encorajamos propostas relacionadas ao tema da conferência.
As apresentações podem incluir:
- poster (resumo máximo de 750 palavras);
- artigo curto (resumo máximo de 1.500 palavras);
- artigo longo (resumo máximo de 1.500 palavras);
- Sessões com múltiplos artigos, incluindo painéis (resumo máximo de 1.500 palavras por artigo + aproximadamente 500 palavras de apresentação do tema);
- workshops e tutoriais pré-conferência (proposta máxima de 1.500 palavras)
O prazo máximo para envio de posters, artigos curtos, artigos longos, e propostas de painéis para o Comitê Internacional do Programa é à meia noite GMT, no dia 1º de novembro de 2013. Os autores serão notificados sobre a aceitação de trabalhos no dia 7 de fevereiro de 2014. O prazo para envio de propostas de workshops e tutoriais pré-conferência se encerra à meia-noite GMT, do dia 21 de fevereiro de 2014, com notificação de aceitação das propostas no dia 17 de março de 2014.
Um formulário eletrônico estará disponível no website da conferência no começo de outubro de 2013: http:dh2014.org. Participantes e revisores de edições anteriores da conferência DH devem usar suas contas existentes ao invés de criar novas. Se você esquecer seu nome de usuário ou senha, por favor entre em contato com Melissa Terras, coordenadora do Comitê do Programa.
- II. Tipos de propostas
Há cinco tipos de propostas: (1) apresentações de poster; (2) apresentações de artigos curtos; (3) apresentações de artigos longos; (4) sessão com três artigos ou painel; (5) proposta para workshops e tutoriais pré-conferência. De acordo com as revisões por pares (peer review) e a necessidade de criar um programa equilibrado e variado, o Comitê do Programa pode oferecer aprovação do trabalho em uma categoria diferente da requerida inicialmente, e normalmente não aceitará múltiplas submissões de um mesmo autor ou grupo de autores. Artigos e posters podem ser apresentados em Inglês, Francês, Alemão, Italiano ou Espanhol.
1) Apresentações de Poster
As propostas de posters (500 a 750 palavras) podem descrever trabalhos em qualquer tópico do Call of Papers ou oferecer demonstrações de projetos e softwares. Posters e demonstrações deverão ter caráter interativo, com oportunidade de troca de ideias com os participantes presentes. Os posters serão exibidos em momentos diversos durante a conferência, e terão uma sessão dedicada onde os apresentadores irão explicar seus trabalho e responder a questionamentos.
2) Artigos curtos
As propostas de artigos curtos (750 a 1.500 palavras) são apropriados para reportar experimentos e pesquisas em progresso, ou para descrever ferramentas recém criadas ou softwares em início de desenvolvimento. Essa categoria de apresentação permite até cinco artigos curtos em uma única sessão, com duração estrita de 10 minutos cada, de forma a permitir tempo para questionamentos.
3) Artigos Longos
As propostas de artigos longos (750 a 1.500 palavras) são apropriadas para: pesquisas substanciais, completas, e previamente não publicadas; reportar o desenvolvimento significativo de novas metodologias ou recursos digitais; e/ou discussões teóricas rigorosas, especulativas ou críticas. Artigos individuais serão alocados em apresentações de 20 minutos com 10 minutos para questionamentos.
As propostas sobre desenvolvimento de novas metodologias computacionais ou recursos digitais devem indicar como os métodos são aplicados à pesquisa e/ou ensino nas humanidades; como tem sido seu impacto na formulação e abordagem de questões de pesquisa; e devem incluir avaliação crítica de suas aplicações nas humanidades. Artigos que se concentram em uma ferramenta em particular ou recursos digitais das humanidades devem citar abordagens tradicionais para o problema, bem como as baseadas em computador, além de incluir avaliação crítica das metodologias computacionais usadas. Todas as propostas devem incluir citações relevantes de fontes na literatura.
4) Sessões com Múltiplos Artigos
Consistem de um painel de 90 minutos com quatro a seis apresentações, ou três artigos longos sobre um único tema. Os organizadores do painel devem enviar um resumo 750 a 1.500 palavras descrevendo o tópico do painel, como ele vai ser organizado, e os nomes de todos os autores indicando quais deles deverão fazer as apresentações na sessão. Os organizadores dessa sessão de artigos devem enviar um breve resumo de 500 palavras descrevendo o tópico da sessão, incluindo resumos de 750 a 1.500 palavras por artigo, e indicar que cada autor está disposto a participar dessa sessão. Artigos enviados como parte de uma sessão especial não poderão ser submetido individualmente para consideração em outra categoria.
5) Workshops e Tutoriais Pré-Conferência
Os participantes de wokshops ou tutoriais pré-conferência devem se registrar para participar de toda a conferência assim como pagar um pequeno custo adicional. As propostas devem conter as seguintes informações:
- Um título e uma breve descrição do conteúdo ou tópico, e sua relevância para a comunidade DH (não mais do que 1.500 palavras).
- Informações completas de contato de todos os instrutores, incluindo um parágrafo informando seus interesses de pesquisas e áreas de atuação.
- Uma descrição do público alvo e número esperado de participantes (baseado em experiências anteriores, se possível).
- E qualquer requerimento especial de suporte técnico.
Além disso, propostas de tutoriais devem incluir:
- um breve resumo mostrando que o conteúdo pode ser coberto em meio dia (aproximadamente 3 horas, mais intervalos). Em casos excepcionais, tutoriais que durem o dia inteiro também podem ser aceitos.
E propostas de workshops devem incluir:
- O formato e o tamanho pretendido do workshop (no mínimo meio dia; no máximo um dia e meio);
- Uma proposta de orçamento (Espera-se que DH workshops sejam auto-financiados) http://dh2014.org/call-for-paper/practical-information-for-workshops-and-tutorials-organization/
- e, se o workshop tiver seu próprio CFP (Call for Paper), um prazo máximo e data para notificação de aceitos, além da lista de indivíduos participantes do comitê do programa do workshop.
- III. Informação sobre o Local e Tema da Conferência
DH 2014 (“Digital Cultural Empowerment”) será realizado em Laussane, uma cidade pitoresca com 330.000 habitantes localizada nas margens do Lago de Genebra (Lac Léman) na parte da Suíça que fala Francês, 60 km a nordeste de Genebra e 225 km a sudoeste de Zurique. Situada em uma região vinícola, Laussane é conhecida pelo seu centro medieval, sua catedral, suas paisagens e sua cena cultural vibrante.
A Conferência será sediada na Université de Laussane e École Polytechnique Féderale de Laussane. As duas instituições compartilham um vasto e verde campus próximo ao lago, e juntos abrigam mais de 20.000 estudantes e aproximadamente 800 professores. Cada instituição tem seu próprio laboratório em Digital Humanities: o DHLAB (http://dhlab.epfl.ch) e o LADHUL (http://www.unil.ch/ladhul). Eles tem conduzido pesquisas interdisciplinares colaborativas nessa área há alguns anos.
- IV. Bolsas para jovens acadêmicos
A Alliance of Digital Humanities Organizations (ADHO) irá oferecer um número limitado de bolsas para acadêmicos no inicio de carreira que apresentarem na conferência. O regulamento das inscrições estará disponível no site do ADHO no final deste ano: http://www.digitalhumanities.org
- V. Comitê Internacional do Programa
- Coordenadora: Melissa Terras (EADH)
- Vice Coordenadora: Deb Verhoeven (aaDH)
- John Bradley (EADH)
- Jieh Hsiang (Centernet)
- Jane Hunter (aaDH)
- Aimée Morrison (CSDH/SCHN)
- Dan O’Donnell (CSDH/SCHN)
- Sarah Potvin (Centernet)
- James Smithies (aaDH)
- Takafumi Suzuki (JADH),
- Tomoji Tabata (EADH)
- Toru Tomabechi (JADH)
- Glen Worthey (ACH)
- Vika Zafrin (ACH)
- Coordenadora Anterior: Bethany Nowviskie (ACH)
Thanks for the translation go to Luciano Frizzera and Sâmia Pedraça, University of Alberta, Edmonton, Canada.
Agradecimentos pela tradução vão para Luciano Frizzera e Sâmia Pedraça, University of Alberta, Edmonton, Canada.